Tipos de Auditoria

0
2757

Diversos Tipos de Auditoria

Conforme já visto, há diversos conceitos de auditoria ambiental, no entanto, é possível estabelecer uma classificação de acordo com as principais aplicações da auditoria ambiental, segundo define PIVA (2007):

  1. Auditoria privada utilizada como instrumento de uso interno das empresas – denominadas auditorias internas (sistema de gestão ambiental).tipos de auditoria
  2. Auditoria privada utilizada como instrumento de uso externo por terceiros interessados no desempenho ou nas condições ambientais das empresas e propriedades, tais como: investidores, compradores, instituições financeiras ou de seguros e a comunidade afetada por determinado empreendimento ou atividade – as chamadas auditorias externas. A auditoria externa é realizada, necessariamente, por auditores independentes externos à organização, sendo o resultado avaliado por terceiros, como organização de certificação.
  3. Auditoria pública – utilizada como instrumento de ações de controle pelo poder público. Tal categoria é realizada pelas empresas, porém conduzidas e determinadas por órgãos públicos os quais ditam critérios e sua forma de execução.

Esclarece SALES (2001) que uma das principais aplicações da auditoria ambiental é seu uso como instrumento de controle ambiental, ou seja, medida utilizada pelos órgãos responsáveis a fim de ter o cumprimento de suas políticas e obrigações legais de fomento, fiscalização e implementação das políticas e normas.

Dentre os estudiosos dos diversos tipos de auditoria, a tipologia mais utilizada segue abaixo, a qual tem variação de acordo com o que avalia, vejamos:

 Quadro 1. Tipos de auditoria

TIPO O QUE AVALIA
Auditoria de Desempenho Ambiental Conformidade com a legislação, regulamentos e indicadores setoriais.
 Auditoria de Conformidade Legal  Adequação à legislação
Auditoria de Certificação Conformidade com os princípios da norma certificadora
 Auditoria de Sistema de Gestão Ambiental  Cumprimento dos princípios Sistema Gestão Ambiental, adequação e eficácia do Sistema de Gestão Ambiental
Auditoria de Responsabilidade O passivo ambiental da empresa.
Auditoria Pontual Otimização dos recursos no processo produtivo.
Auditoria de Sítios Estágio de contaminação de um local
Auditoria de Descomissionamento Danos ao entorno pela desativação da unidade produtiva

Fonte: Adaptado de SILVA (2003).

Necessário se faz que haja o entendimento do que seja auditoria de conformidade legal (Compliance Auditing) e a auditoria de sistema de gestão (Management systems auditing). Conforme já explicamos, a primeira considera o nível de adequação da entidade auditada com as exigências ambientais legais, averiguando o cumprimento das leis, normas e regulamentos aplicáveis e alertando sobre os eventuais descumprimentos ao órgão ambiental responsável. A segunda avalia o sistema de gestão ambiental da entidade auditada, mostrando se a gestão está de acordo com os principais elementos do sistema de gestão, de modo que o resultado da auditoria seja informado ao cliente.

COUTO (2004) explica as diferenças entre as referidas auditorias, da seguinte forma: Fazendo uma comparação extremista, para melhor visualização, vamos nos desprender um pouco da precisão técnica para afirmar que na auditoria ambiental de conformidade legal – compulsória – é indiferente se a empresa tem ou não uma sistemática para identificar, atender, monitorar e tratar não conformidades referentes ao atendimento à legislação. O que interessa não é o como, mas sim se de fato a empresa está cumprindo a legislação ambiental aplicável.

Dentre os tipos apresentados, segundo SILVA (2003) a que merece maior destaque é Auditoria de Responsabilidade, cuja avaliação se refere ao passivo ambiental das empresas, ou seja, responsabilidades ambientais efetivas e potenciais. A auditoria de responsabilidade é direcionada em determinadas ocasiões, diretas ou indiretas, até mesmo em caso de refinanciamento de empresas. Assim, é possível dar ao interessado pela empresa a real situação dos possíveis riscos e responsabilidades, valorando-os monetariamente, se possível.

Merece também destaque a Auditoria de Sistema de Gestão Ambiental, bastante utilizada na verificação da implantação do Sistema de Gestão Ambiental.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here