Couro feito com resíduos do vinho é amigo do meio ambiente e poupa os animais

0
1486

Segundo dados do IBGE, em apenas três meses, 7 milhões de bois destinados ao consumo são abatidos no Brasil. Para poupar uma parte da exploração destes animais, eis que surge uma criação inovadora. Estamos falando do WineLeather, couro feito com resíduos do vinho, tornando-se uma alternativa amiga do meio ambiente.

O produto foi elaborado por Gianpiero Tessitore e Francesco Merlino, sócios fundadores da empresa italiana Vegea, em colaboração com Rossella e Valentina Longobardo. Focados em produzir couro vegetal, o grupo busca materiais alternativos que sejam semelhantes à pele curtida ou sintética e então chegaram a uma técnica própria para dispensar o sofrimento animal. “Criamos e patenteamos um processo de fabricação inovador, que transforma as fibras e os óleos vegetais presentes no bagaço de uva em um material ecológico com as mesmas características funcionais, estéticas e sensoriais do couro”, explicou Tessitore.

couro de vinho

Com base em dados, o site da empresa ainda pontua que, normalmente, 26 bilhões de litros de vinho são produzidos anualmente no mundo, sendo 18% provenientes da Itália. Desta produção, é possível obter quase 7 bilhões de quilogramas de bagaço de uva que podem ser transformados em uma matéria-prima de alto valor agregado e com potencial para produzir 3 bilhões de metros quadrados de couro de vinho todos os anos.

O intuito da empresa é que o couro ecológico alcance uma boa parcela da indústria, chegando ao vestuário, acessórios, mobílias e transporte. Por enquanto, a invenção sustentável arrecadou R$ 1 milhão ao vencer a segunda edição do prêmio Global Change Award, promovido pela Fundação H&M, na Suécia.


couro de vinho 2

Livre da crueldade, o WineLeather prova que é possível ser ecofriendly nos processos industriais, aliando agricultura circular, economia e sustentabilidade. Moda e vinho é uma combinação que definitivamente deu certo!

couro de vinho 3
 
 
Fonte: razoesparaacreditar.com

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here