Gestão Ambiental nas Empresas

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1. Resumo

Este Trabalho de Conclusão de curso tem o intuito de mostrar a importância da Gestão Ambiental nas empresas na implantação de um corpo técnico qualificado para uma melhoria na gestão, por exemplo, de resíduos, de energias alternativas renováveis dentre outras, fazendo com que a empresas seja exemplo para as demais e a sociedade.

2. Introdução

A Gestão Ambiental nas empresas tem como missão primordial minimizar todo e qualquer tipo de impacto ao meio ambiente produzido pelas mesmas em qualquer que seja as suas atividades e principalmente naquelas onde se encontra grande impacto ao meio ambiente. Tal processo gestor tem, muitas vezes, interesses conflitantes com diversos setores administrativos e produtivos nas organizações. Isto se dá porque a própria atividade das empresas gera impactos variados. Seja na utilização de matérias primas, seja na liberação de resíduos ao meio ambiente, seja nos resultados que o uso dos produtos gerados pelas empresas pode causar, nas pessoas, nos animais ou no ambiente. Assim, temos que a gestão ambiental nas empresas é bastante importante e pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso das entidades empresariais.
Da mesma forma, a legislação brasileira tem pressionado as empresas a buscarem formas produtivas menos nocivas, como por exemplo, as energias renováveis, um gerenciamento de resíduos e etc, responsabilizando as organizações por qualquer dano causado ao meio-ambiente. Assim, a gestão nas empresas é uma atividade cada vez mais essencial para o bom funcionamento empresarial e um grande atrativo para a conscientização como a sociedade.

3. Objetivo geral

A aplicação deste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo a melhoria da qualidade ambiental dos serviços, produtos dentre outras, ou seja, melhoria do meio ambiente de trabalho de qualquer organização, minimizando o impacto ambiental com a escassez da matéria prima.

A gestão nas empresas já requer uma importância particular do cotidiano empresarial de modo a ter uma preocupação com a legislação, com licenciamento para que posteriormente sejam aprovados em auditorias e adquirir as certificações conforme as Normas Brasileiras Regulamentadoras, ISO’s dentre outras, adquirindo assim um equilíbrio ambiental entre a empresa e o meio ambiente.

Existem outros objetivos específicos da gestão ambiental empresarial cujo seja essencial para o cumprimento das NBR – ISO – 14001.

  • Gerir as tarefas da empresa no que diz respeito a política, diretrizes e programas relacionados ao meio ambiente e externo da companhia
  • Manter, em geral, em conjunto com a área de segurança do trabalho, a saúde dos trabalhadores;
  • Produzir, com a colaboração de toda a cúpula dirigente e os trabalhadores, produtos ou serviços ambientalmente compatíveis;
  • Colaborar com setores econômicos, a comunidade e com os órgãos ambientais para que sejam desenvolvidos e adotados processos produtivos que evitem ou minimizem agressões ao meio ambiente;

4. Reflexão da gestão em empresas

Gestão Ambiental já se encontra, na maioria das empresas, como uma prioridade no sistema integral para que o desenvolvimento venha a se adequar as legislações e exigências dos órgãos ambientais de cada estado.
O SGA chega às empresas, a princípio, bastante dificultoso, pois na sua maioria não querem investir para que sua empresa venha a ter uma qualificação e siga em conformidade com a legislação, equipe especializada na formação para que ao passar nas auditorias que acontecerem.
O SGA está associado a uma educação ambiental, qualidade ambiental e até mesmo o marketing ambiental adquirindo uma maior satisfação a sociedade brasileira.

5. Melhorias e benefícios

As empresas estão a cada dia tentando e buscando as melhorias, conforme as normas e leis vigentes, com a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental:

  • Programa de parques eólicos e Painéis solares para a capitação de energia solar para suprimir o custo com energia renovável;
  • Programa de Educação ambiental para os trabalhadores e a comunidade onde a indústria está instalada;
  • Programa de Gerenciamento de resíduos, ou seja, dando uma destinação final, ambientalmente correta, para os resíduos gerados pela empresa e que não venham a provocar situações desagradáveis para a comunidade;
  • Redução em multas e penalidades por poluição;
  • Aumento da demanda para produtos que contribuam para a diminuição da poluição;
  • Melhoria da imagem da instituição;
  • Melhoria das relações com os órgãos ambientais, com a sociedade e órgãos governamentais;
  • Alto comprometimento pessoal dos funcionários e da comunidade em um todo;
  • Programas sociais e de revitalização para a comunidade;

6. Conclusão

Vimos e concluímos ao longo deste trabalho de conclusão de curso que a gestão em empresas apesar de ser uma obrigação conforme a legislação ambiental e normas para adquirir certificações. Vimos também que na maioria das empresas a implantação de gestão ambiental é um fator obrigatório para ficar coberto e dentro da legislação. Um dos fatores mais importante de uma gestão ambiental são os benefícios que se agregam no ato em que as empresas cumpram as normas, benefícios estes que agregam valores com o marketing ambiental, ou seja, uma melhora da imagem perante sociedade.

Autor: Rodrigo Feitoza Conceição

7. Referências

O que é ISO 14 001? Disponível em http://www.bsibrasil.com.br/documentos/What_is_14KBR.pdf.

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