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Curso Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Curso Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

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Descrição do produto

Carga horária: 80 hs

Duração: 2 meses

Objetivos

  • Oferecer subsídios teórico-conceituais sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento sustentável visando o desenvolvimento da consciência preservacionista;
  • Possibilitar conhecimentos gerais sobre o movimento histórico de luta pela preservação da vida no Planeta;
  • Clarificar os objetivos de Conferência e Encontros referentes às questões ambientais;
  • Tornar possível a compreensão dos encaminhamentos assumidos por governos e instituições a partir dos documentos resultantes dessas Conferências e desses Encontros;
  • Possibilitar a efetivação de práticas de cuidado e preservação ambiental;
  • Contribuir com a formação de educadores ambientais.

Conteúdo/ Programa da Disciplina

Módulo 1 – Introdução: aproximações conceituais

  • O que é Educação
  • O que é Meio Ambiente
  • O que é Educação Ambiental
  • O que é Desenvolvimento Sustentável
  • Quadro Resumo

Módulo 2 – O processo de desenvolvimento da sociedade humana: elementos históricos

  • Estágios de desenvolvimento: das comunidades primitivas à sociedade de classes – relações homem/sociedade x “natureza”
  • A Revolução Industrial e a emergência da indústria moderna
  • As novas “Sensibilidades” segundo Keith Thomas
  • Da tradição naturalista à visão socioambiental
  • Quadro Resumo

Módulo 3 – Breve trajetória histórica de encontros e conferências ambientais

  • Informe do Clube de Roma (1972)
  • Conferência das Nações Unidas – Estocolmo (1972)
  • Conferência de Tbilisi – Geórgia (1977)
  • Informe da Comissão Brandt (1979)
  • Informe Bruntland (1987)
  • Protocolo de Montreal (1989)
  • Cúpula da Terra do Rio de Janeiro (ou Eco-92, ou Rio -92) (1992):
  • Convenção Marco das Nações unidas sobre Mudança Climática (1992/1994)
  • Conferência Habitat II (1996)
  • Protocolo de Kyoto (1998-2005)
  • Cúpula da Terra (ou Rio+10) (2002)
  • Conferência Internacional Rio+15 (2007)
  • Quadro Resumo

Módulo 4 – Sustentabilidade e sociedade de risco

  • Histórico e conceituação: diversos olhares
  • Degradação ambiental e suas causas
  • Urbanização e industrialização no Brasil
  • Da agricultura química à agricultura camponesa ecológica
  • Indústria turística e Desenvolvimento Sustentável
  • A ecologia como movimento social: críticas à sociedade consumista
  • Crescimento econômico e sustentabilidade
  • Quadro Resumo

Módulo 5 – Noções gerais sobre políticas e legislações ambientais

  • Direito Ambiental Brasileiro
  • Programa Nacional do Meio Ambiente (PNMA – Lei 6938/81)
  • Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA)
  • Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9795/99)
  • Decreto n º 4.281/2002
  • Política Nacional e Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais
  • Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei nº 9.433/97)
  • Quadro Resumo

Módulo 6 – Educação ambiental e cidadania

  • Breve histórico da educação ambiental
  • O que é cidadania/ser cidadão
  • O educador ambiental e a cidadania: entre limites e possibilidades
  • Da ação consciente à transformação social: contribuições da educação ambiental
  • Quadro Resumo

Módulo 7 – Ética, meio ambiente e sustentabilidade

  • O que é ética: aproximações conceituais
  • Ética e desenvolvimento
  • A ética da sustentabilidade
  • Saber cuidar
  • Quadro Resumo

Módulo 8 – Desafios e possibilidades: ações no presente para a garantia do futuro

  • Ainda a discussão sobre a relação sociedade e natureza
  • Desafios a serem enfrentados:

– Água limpa para todos
– Energia limpa
– Desigualdades sociais
– Fome e pobreza
– Crescimento demográfico
– Consumo responsável
– Turismo sustentável
– Diversidade cultural
– Biodiversidade
– Esgotamento de recursos
– Desertificação
– Conflitos e violência

  • Quadro resumo

A metodologia utilizada no curso é em forma de módulos. Estes foram elaborados de forma a se constituírem em espaços de reflexão, criação e construção do conhecimento. Estes módulos são constituídos de conteúdo textual, para o conhecimento teórico, a leitura e reflexão individual do aluno.

Organização metodológica dos módulos:

Conteúdo teórico – para leitura e reflexão individual do estudante;

Vídeos – são indicados vídeos e apresentações para aprofundamento e interação do aluno.

Videoaulas – aulas com som, imagem e vídeo, enriquecendo e facilitando o aprendizado do aluno.

Avaliação

A avaliação do curso é constituída de aproximadamente 10 questões em cada módulo, compostas de questões objetivas, dissertativas e interativas.

A média de acertos para o recebimento do certificado é de 60%.

Certificado

O certificado será concedido pelo CENED a todos os estudantes que cumprirem satisfatoriamente as atividades propostas no curso. No certificado constará o nome do curso, nome do estudante, a carga horária, o período de realização, o conteúdo programático e será assinado e carimbado pelo CENED.

O aluno poderá gerar e imprimir o certificado no ambiente de aprendizagem. Este contém uma barra de códigos que oferece segurança e validade ao certificado.

Os cursos oferecidos pelo CENED são classificados como Cursos Livres, de Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional, de curta duração e pode ser utilizado para fins de currículo e provas de título em concursos. Essa modalidade de cursos não necessita de autorização ou credenciamento junto ao MEC. O MEC credencia cursos de graduação e pós-graduação e as Secretarias de Educação estaduais autorizam cursos técnicos e de ensino médio e fundamental. Por isso, os certificados são validados pelo CENED, empresa que oferece os cursos.

Os cursos estão conforme o Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004 e as normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.

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