Cuidados com o Solo que devemos ter

1

Muitos produtos tóxicos e poluentes são despejados por nós no meio ambiente, às vezes sem termos consciência. Não conhecemos a gravidade dos nossos atos! Como pensamos

cuidados com o solo

Cuidados com o Solo

que a natureza é capaz de limpar tudo, não nos preocupamos com as conseqüências da poluição que podemos causar. Nossas atitudes cotidianas, justo aquelas coisas que a gente faz sem pensar, são as que estão causando grandes danos, cada vez maiores e irreversíveis.

Existe muita coisa errada por aí…. E cabe a cada um de nós fazer a coisa certa!!! A poluição dos solos é causada pelo lançamento de resíduos contendo produtos químicos e orgânicos, tais como: borras, graxas, óleos, sabões, estopas, lixos, etc. Estas substâncias são capazes de provocar alterações significativas na estrutura natural do solo, trazendo sérios problemas para o meio ambiente. Esta estrutura do solo é que possibilita o desenvolvimento das mais diversas espécies de plantas que conhecemos. É do solo que retiramos a maior parte de nossa alimentação, e se ele estiver contaminado, certamente nossa saúde estará em risco.

Tanto resíduos sólidos quanto materiais líquidos, se depositados no solo sem nenhum tipo de controle, se infiltram por seus poros, causando também a contaminação dos lençóis d’água subterrâneos (freáticos), e poluindo água que serviria para abastecer as casas das pessoas. Estes materiais também podem ser levados pelas águas das chuvas até rios e lagos e provocar a poluição deles. O resultado é que a cada dia vemos que nossos corpos de água superficiais estão em pior situação.

Já se torna difícil achar um bom lugar pra pescar ou para um bom mergulho. E você sabe o que mais? Os órgãos ambientais estão de olho! É crime ambiental poluir solos, águas e ar. Uma área poluída é um passivo ambiental, e tem que ser recuperada, não importa o quanto custe. Sendo assim, fique esperto! Muito cuidado com seu lixo, produtos químicos, resíduos de lavagens, efluentes e tudo o mais!

Autora: Wanessa R. de Tolentino Santiago

Compartilhar

1 Comentário

Deixe seu Comentário

Receba nossos vídeos e dicas!